• COMPONENTE

    RESISTOR

    Resistor

O que é um resistor?

Um resistor é um componente eletrônico passivo que limita ou controla o fluxo de corrente elétrica em um circuito. Ele é projetado para ter uma resistência específica, medida em ohms, e é construído a partir de materiais que oferecem resistência ao fluxo de elétrons. Neste caso, abordaremos os resistores mais comuns e populares, conhecidos como resistores de filme de carbono.
Os resistores são amplamente utilizados em eletrônica para ajustar o nível de corrente, dividir tensões, proteger componentes sensíveis, dissipar energia térmica e realizar outras funções relacionadas ao controle e regulação de corrente elétrica.
Os resistores são diferenciados pela sua capacidade de resistência.

amostra resistor 10k ohms

Como saber sua capacidade de resistência

Visualmente, os resistores possuem um código de cores que indica sua resistência. O código de cores é composto por faixas coloridas que são pintadas em torno do corpo do resistor. Cada cor representa um número, e a combinação das cores determina o valor da resistência.
Veja abaixo a tabela de combinação de cores dos resistores.

tabela cores resistores

Um exemplo

Para ler o código de cores de um resistor, siga estas etapas:

Observe as faixas coloridas no corpo do resistor. Identifique a faixa que está mais próxima de uma extremidade do resistor. Essa será a primeira faixa. Determine o valor numérico correspondente a essa cor de acordo com a tabela de código de cores.
Se houver uma quarta faixa, essa será a tolerância. Ela indica a margem de erro da resistência. Consulte a tabela de código de cores para determinar o valor numérico correspondente.

Com base nos valores das três primeiras faixas, calcule o valor da resistência multiplicando os dois primeiros valores pela multiplicadora. Verifique a tolerância para determinar a margem de erro da resistência. Lembrando que existem diferentes padrões de código de cores utilizados em resistores, então é importante consultar uma tabela de código de cores específica para o padrão utilizado.

Através das cores e utilizando a tabela acima, você pode descobrir a resistência de um resistor em questão.
Caso queira uma forma mais rápida, disponibilizamos logo abaixo uma ferramenta online interativa que permite que você clique nas cores na sequência exata para obter instantaneamente o valor do resistor.

Um exemplo das cores

Código de cores do resistor

Selecione as cores do resistor na ordem correta e veja sua resistência e tolerância.

Disco para Cálculo de Resistores

Disco para Cálculo de Resistores

Uma outra opção bem prática que sugerimos é através de um de nossos brindes chamado "Disco para Cálculo de Resistores" o mesmo consiste em um gabarito com 3 discos coloridos que ao alinharem as cores de acordo com a ordem das cores do resistor, você obtem o resultado de sua resistência.

Acompanhe nossas promoções para garantir também seu Disco para Cálculo de Resistores.
Clique aqui e veja como é simples indetificar seu resistor com este brinde.

Para compreender a importância da utilização de um resistor e descobrir qual valor ideal a ser utilizado, observe o exemplo ao lado:

Será ligado um led vermelho que suporta uma tensão máxima de 2V, e uma corrente máxima de 20mA ou 0,02A a uma fonte de 5V. Tendo em vista que a tensão da fonte é muito superior à tensão do led, o mesmo pode se queimar rapidamente. Para evitar este problema, será adicionado um resistor ao circuito.

Para descobrir o valor da tensão a ser consumida pelo resistor, é feita a subtração da tensão da fonte pela tensão máxima suportada pelo led, veja:

V = 5V - 2V resultando em 3V.

Esquema Resistor
Lei de ohm

A lei de ohm

Para saber o valor exato ou aproximado que o resistor deve ter, é utilizada a fórmula da 1ª lei de ohm, veja a tabela ao lado
Neste caso, o valor ideal do resistor a ser utilizado é de 150 ohms, mas pode ser substituído por um de valor maior aproximado, como por exemplo, 220 ohms. Dessa forma, o led não será danificado, apenas apresentará uma pequena redução na intensidade do brilho.

Outros Modelos

Além dos tradicionais resistores de filme de carbono, é importante destacar que existem diversos outros tipos de resistores, variando em termos de materiais resistivos, tamanhos e características específicas. Alguns exemplos incluem resistores de filme metálico, resistores de fio e muito mais. Além disso, temos os resistores variáveis, que permitem ajustar a resistência conforme a necessidade do circuito, oferecendo flexibilidade em projetos eletrônicos, também conhecidos como potenciômetros e trimpots. Também não podemos esquecer dos LDRs (Resistores Dependentes de Luz), que possuem resistência variável de acordo com a intensidade luminosa, sendo amplamente usados em aplicações como sensores de luminosidade.

Modelos de Resistor

Essa diversidade de resistores e componentes variáveis proporciona uma ampla gama de opções para atender às necessidades específicas de cada projeto eletrônico.